Powered By Blogger

3 de mar. de 2013

'Os 5 crimes contra a pele’

Que cuidar da pele é essencial para se manter mais jovem e bonita você já sabe, mas já parou para pensar quais são os errinhos comuns do dia a dia que você comete com a sua pele que pode trazer danos a ela? Se não sabe, tá mais do que na hora de ficar por dentro dos 5 pecados mais comuns contra a pele.

5 – Não tirar a maquiagem
A maquiagem pode danificar sua pele se você esquecer de removê-la todas as noites. Primeiro, a maquiagem pode prender sujeira e oleosidade, segurando-os contra sua pele durante a noite e obstruindo os poros. Além disso, os produtos podem conter ingredientes que irritam a pele ao longo do tempo e impedem sua regeneração, que acontece em grande maioria enquanto você dorme. Por último, remover a maquiagem é o primeiro passo para a limpeza da sua pele, o que é vital para manter uma aparência saudável.



4 – Ter uma rotina de limpeza da pele MUITO rigorosa
Há quem seja um pouco obcecado com limpeza, e essa obsessão pode estar prejudicando sua pele. Dentre os incontáveis produtos de limpeza para a pele que existem no mercado, alguns são bem prejudiciais. Sabonetes, por exemplo, funcionam ao eliminar a oleosidade e a sujeira da pele, e alguns dos mais fortes deixam sua pele seca e irritada no processo. Adicione adstringentes rigorosos e produtos de limpeza com álcool nessa mistura, e você terá a receita para um desastre. Na verdade, limpeza demais pode causar uma espécie de efeito contrário, deixando sua pele com um excesso de produção de óleos para combater o ressecado. Dermatologistas recomendam produtos de limpeza suaves e sem fragrância, e alguns deles sequer contêm sabão. Mas os produtos de limpeza e cuidados com a pele não são os únicos culpados. Quando o inverno chega, algumas pessoas não abrem mão de um banho quente para ajudar a espantar o frio. Mas água quente e o ar seco do inverno são uma péssima combinação: os dois desidratam e irritam a pele. O ideal é tomar banhos curtos e mornos, por mais tentador que seja passar hooooras no chuveiro ou na banheira.
3 – Deixar de usar hidratante
Ao aplicar o hidratante minutos após sair do banho, você pode combater de tudo, desde pele seca até doenças mais sérias, como eczema e dermatite. Hidratar a pele é particularmente importante em climas frios, onde o ar e vento secos tiram a umidade da pele e a deixam rachada. Claro, apenas o hidratante não vai resolver todos os seus problemas de pele, mas é essencial para mantê-la saudável.
2 – Fumar
Fumar prejudica a pele de duas maneiras. Primeiro, inibe a produção de colágeno, uma proteína que a mantém macia e elástica. Segundo, fumar contrai os vasos de sangue perto da superfície da pele. Sem o colágeno e oxigênio, a pele desenvolve rugas e fica com aparência de couro. Como muitos efeitos negativos do fumo, a única maneira de impedir os danos é parar com o hábito.
1 – Não usar filtro solar
Todos nós sabemos que é impossível ir para a praia sem o filtro solar. O que alguns podem não saber, no entanto, é que a radiação ultravioleta pode causar danos à pele em qualquer hora que você sair de casa – mesmo dentro do carro. Por isso, os dermatologistas recomendam que você use protetor solar todos os dias, para combater as várias formas em que o sol pode machucar sua pele. Os raios solares prejudicam ao penetrar fundo na pele, prejudicando o DNA, destruindo o colágeno e esgotando sua camada externa de nutrientes essenciais, como a vitamina A. Mesmo algumas queimaduras sérias de sol na infância podem aumentar seu risco de desenvolver câncer de pele quando adulto, então os pais devem se preocupar principalmente com as crianças.
Com o passar do tempo, a radiação UV também resulta em rugas, descoloração da pele e manchas, fazendo sua aparência ganhar alguns anos. O filtro solar pode mesmo proteger sua pele dos danos, mas você precisa usá-lo corretamente. Para começar, procure filtros solares que tenham um grande espectro de proteção, o que significa que eles bloqueiam os raios UVA e UVB. Os que tiverem um fator de proteção solar (FPS) mais alto irão bloquear uma porcentagem maior de raios UVB – uma loção com FPS 45, por exemplo, bloqueia cerca de 99% deles. Lembre-se de reaplicar o filtro solar de maneira regular e igual.
Agora não tem mais desculpas para não cuidar bem da pele e se manter bonita e mais jovem por muito mais tempo, certo? ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário