Powered By Blogger

6 de mar. de 2013

Alimentos orgânicos'

Você já deve ter ouvido falar dos alimentos orgânicos, eles são a última palavra em alimentação, indicado por nutricionistas e médicos em geral. Mas você sabe o que eles são? Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Ou seja, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.
Parece ótimo, não é? Nada de agrotóxicos, respeito ao meio-ambiente e muito mais saúde. Sim, é, mas a consciência às vezes sai caro. Como são produzidos em menor escala e o processo é mais trabalhoso e cuidadoso, o preço final para o consumidor costuma ser bem superior ao dos alimentos “tradicionais”
Mas afinal, vale a pena?
Claro, saúde sempre em primeiro lugar. Mas não são todos que podem pagar esse preço. Nesse caso, a dica é escolher quais alimentos você deve investir e quais apresentam riscos menores. Se você quer investir na sua saúde e da sua família, mas sem estourar o orçamento do mercado, veja só quais alimentos tradicionais apresentam menor grau de substâncias químicas e outras dicas para reduzir o risco:
  • Dê preferência a frutas e verduras da época, pois elas necessitam de menos agrotóxicos;
  • Lave bem os alimentos para reduzir a presença de substâncias na superfície;
  • Retirar as cascas de frutas e legumes e as folhas externas de verduras ajuda a eliminar os agrotóxicos de superfície;
  • A higienização com hipoclorito de sódio é importante para eliminar micro-organismos, mas não acaba com os agrotóxicos. No entanto, o procedimento ajuda a reduzir entre 10% e 20% do agrotóxico de contato (o que é despejado sobre a planta e não passa para dentro dela).
Se eu posso fazer isso, então por que investir em orgânicos?
  • Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;
  • São mais saborosos;
  • Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;
  • A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.
Que tal colocar mais orgânicos no seu dia a dia?




Nenhum comentário:

Postar um comentário